Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A blogosfera rompeu o oligopólio da mídia

Victor Zacharias

No III Encontro da Blogosfera que aconteceu neste mês de maio, em Salvador, na Bahia o ex-ministro Franklin Martins disse que:
 " A blogosfera é algo importante no mundo e especialmente no Brasil, embora não quebre completamente, ela rompeu um pouco com o oligopólio da informação, ou seja, 4 ou 5 grupos que controlam  a informação e querem dizer para a sociedade o que ela pode saber ou não pode saber.

"A blogosfera começou a acabar com isso. Eu costumo brincar dizendo, a blogosfera é o Grilo Falante do Pinóquio, da imprensa brasileira, quando o Pinóquio mente a blogosfera vai lá e diz: - Seu nariz tá crescendo, você tá mentindo".

Todo esse movimento "começou a criar um caldo de cultura de muita discussão. No Brasil discute-se tudo, tudo, futebol, samba, política, economia, só não se discute a imprensa e tem que se discutir a imprensa".

Em outro momento ele elogiou a postura da insubmissão dos blogs, a não aceitação da injustiça e o não calar a boca diante da manipulação e destacou que isso é algo muito importante para o país: "é assim que se constrói cidadania". Ele comparou um determinado tipo de jornalismo feito no Brasil com as farmácias de manipulação e frisou " não se pode aceitar isso, temos que exigir o bom jornalismo".


2 comentários:

  1. Pela regulação dos meios de comunicação já!
    Miguel

    ResponderExcluir
  2. Essa é a ideia Miguel, Liberdade de Expressão para todos e todas, sem censura, nem a que a mídia faz, foi isso que discutimos na 1ª Confecom, foram mais de 700 resoluções aprovadas por todos os envolvidos, a Dilma precisa saber que nós estamos apoiando esta regulação: Marco Regulatório da Comunicação.

    ResponderExcluir